Vídeo Curso de Soroban

O Soroban é um instrumento largamente utilizado no Japão e grande parte dos países do Continente Asiático. É um instrumento de cálculo que, além de ser mais rápido de se operar do que uma calculadora, possibilita o desenvolvimento da habilidade de cálAculo mental, que nada mais é do que calcular sem utilizar o instrumento físico. Lembre-se que, um dia, alguém descobriu que utilizamos menos de 10% do nosso cérebro! Todos nós somos capazes disso! Além disso, o instrumento ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio lógico, a visualização abstrata e previne até o Alzheimer! Conheça abaixo, a trajetória desse instrumento milenar, e que chegou até nós para nos beneficiarmos de todas as suas vantagens! Boa viagem pelo tempo!

1 – O Ábaco de Areia ou de Pó

O significado original da palavra ábacus teria sido para descrever um tabuleiro coberto com pó ou areia fina. A superfície coberta com areia era dividia com linhas e cada uma representava uma casa numérica diferente. Números e quantidades eram calculados através de diversos símbolos desenhados ao longo das linhas. É fácil imaginar que tal instrumento primitivo tenha sido utilizado nas primeiras eras da raça humana. É provável que a antiga civilização da Mesopotânia (em torno de 4 mil anos a.C) tenha sido o berço deste tataravô dos computadores modernos. Este era o ábaco de areia ou ábaco de pó.

2 – O Ábaco de Linha

Com o tempo o Ábaco de Areia evoluiu para um tabuleiro disposto em linhas, em que pedras eram colocadas sobre estas linhas parecidas com as linhas do tabuleiro de damas ou de gamão. Foi bastante usado no Egito, Roma, Grécia, Índia e outras antigas civilizações, conforme testemunhos da história. Heródoto (484-425 a.C.) em suas memórias, provavelmente refere-se ao Ábaco neste trecho: “Os egípicios movimentavam as suas mãos da direita para a esquerda quando calculavam, enquanto que os gregos, da esquerda para a direita.” No Museu de Atenas encontra-se o Ábaco Salamis, que é um tabuleiro branco de mármore, com 149 cm de largura por 75 cm de altura, com linhas desenhadas sobre ele.

abaco de linha

Conheça mais sobre o Ábaco Salamis em:

 https://en.wikipedia.org/wiki/Salamis_Tablet

 

3 – O Ábaco Sulcado

Apesar de conhecerem o Ábaco de Linha, os Romanos utilizavam um Ábaco mais avançado. O seu tabuleiro tinha diverso sulcos gravados, em que pedras ou contas eram movimentadas para cima ou para baixo durante o cálculo. Um contador ficava sobre cada um dos sulcos superiores, enquanto 4, em cada um dos sulcos inferiores, com alguns contadores adicionais à direita para facilitar o cálculo de frações.

abaco sulcado

4 – O Ábaco Chinês Antigo

O nome utilizado pelos chineses para designar Ábaco é Suan Pan.Os primeiros Suan Pan reconstruiram os antigos Ábacos Romanos Sulcados. A figura abaixo representa o Suan Pan Antigo imaginado a partir da descrição encontrada em um livro chamado “Tratados Matemáticos Ancestrais” escrito por Hsu Yo no fim da Dinastia Han, escrito há aproximadamente 1700 anos atrás e anotado por Chen Tuan, 1400 anos atrás.

Este Suan Pan é bastante parecido com o Ábaco Romano Sulcado, tanto em termos de construção, como em termos de método de cálculo. Destas e de outras evidências é que acredita-se que o Suan Pan é uma evolução do Ábaco Romano Sulcado que foi importado para a China em épocas remotíssimas.

suan pan antigo

5 – O Suan Pan

Na China, o Suan Pan tornou-se popular na Dinastia Ming (1368 a 1644 d.C.). Um livro entitulado “Ch’o Ching Lu” contém o seguinte provérbio: “Um servo, após algum tempo de trabalho, passa a fazer nada além do que é ordenado. Por si só, são como o Suan Pan.” Ainda, em um livro escrito por Wu Ching-Hsin-Min em 1450 d.C. descreve o Suan Pan. Um grande número de livros publicados nos fins da Dinastia Ming atesta o fato de que o Suan Pan tornou-se bastante popular e ferramenta preferida do povo. Muitos livros publicados naqueles dias foram preservados até os dias de hoje. O Suan Pan daquela época tinha duas contas na parte superior (significando 5 cada uma) e cinco contas na parte inferior (valendo uma unidade numérica cada). É um ábaco construido para o sistema hexadecimal (que vai de um a dezesseis, o mesmo utilizado em programas de computadores). Este tipo de Suan Pan é utilizado até hoje na China.

suan pan atual

Para conhecer mais sobre o Suan Pan:

https://en.wikipedia.org/wiki/Suanpan

6 – O Soroban

No Japão, o Ábaco é conhecido pelo nome Soroban. Um pouco depois da segunda metade do século XV, o Suan Pan e suas técnicas foram introduzidas no Japão. Um pouco depois disso, o Japão entrou em um largo período de paz, o que fomentou o desenvolvimento de suas cidades e do seu comércio. Matemáticos japoneses, estudando diligentemente e constantemente, conseguiram desenvolver o método japonês de operação do Soroban, bastante diferente e superior, por ser mais simples, ao método chinês original. Os grandes Suan Pans foram reduzidos em tamanho, de forma que coubéssem em apenas uma mão, e nos fins do século XIX, o moderno Soroban Japonês, com uma conta superior (que vale cinco unidades numéricas) e quatro unidades inferiores (significando uma unidade numérica, cada uma), em cada coluna, começou a ser utilizado, ao mesmo tempo em que o antigo tipo, com uma e cinco unidades em cada coluna, ainda era utilizado. Em 1938, o aprendizado das técnicas de operar o Soroban foram incluídas nas grades escolares nacionais e nos livros aprovados pelo Ministério da Educação, e hoje as técnicas de Soroban são requisitos a partir do terceiro ano do primário em diante..

Atualmente, o Soroban, com uma conta superior (significando cinco unidades numéricas) e quatro contas na parte inferior da haste (significando uma unidade numérica, cada uma) é o padrão de uso universal. Note também que o antigo método chinês foi formalmente substituído pelo método japonês que faz uso da tabuada (é possível realizar outras operações no Soroban, inclusive raíz quadrada e cúbica em níveis mais avançados).

A inclusão das técnicas de Ábacus no Currículo Japonês de Educação Compulsória e a aplicação do Teste de Eficiência do Soroban, desde a sua inclusão em 1928, são os dois maiores fatores que levaram à popularidade do Soroban no Japão.

soroban japones

Vídeo Curso de Soroban

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *