O Soroban é um instrumento de cálculo largamente utilizado no Japão e grande parte dos países do Continente Asiático.

Só que é diferente das calculadoras modernas eletrônicas, até porque o conhecimento de eletricidade, quando o instrumento foi criado, era zero!

Esse instrumento de cálculo, além de ser mais rápido de se operar do que uma calculadora eletrônica, possibilita o desenvolvimento da habilidade de cálculo mental, que nada mais é do que calcular sem utilizar o instrumento físico.

Lembre-se que, um dia, alguém descobriu que utilizamos menos de 10% do nosso cérebro!

O que aconteceria se utilizássemos um percentual maior do que esse?

Veja que todos nós, eu e você, temos esse potencial, e através do treinamento é possível ampliar a nossa capacidade cognitiva! Todos nós somos capazes disso!

Além disso, o instrumento ajuda a desenvolver a memória, o raciocínio lógico, a visualização abstrata e previne até o Alzheimer!

Conheça abaixo, a trajetória desse instrumento milenar, e que chegou até os nossos tempos para beneficiar você de todas as suas vantagens!

Boa viagem pelo tempo e espaço que faremos agora!

1 – O Ábaco de Areia ou de Pó

O significado original da palavra ábacus teria sido para descrever um tabuleiro coberto com pó ou areia fina.

A superfície coberta com areia era dividia com linhas e cada uma representava uma casa numérica diferente. Números e quantidades eram calculados através de diversos símbolos desenhados ao longo das linhas.

É fácil imaginar que tal instrumento primitivo tenha sido utilizado nas primeiras eras da raça humana.

É provável que a antiga civilização da Mesopotânia (em torno de 4 mil anos a.C) tenha sido o berço deste tataravô dos computadores modernos. Este era o ábaco de areia ou ábaco de pó.

2 – O Ábaco de Linha e a História do Soroban

abaco de linhaCom o tempo o Ábaco de Areia evoluiu para um tabuleiro disposto em linhas, em que pedras eram colocadas sobre estas linhas parecidas com as linhas do tabuleiro de damas ou de gamão.

Foi bastante usado no Egito, Roma, Grécia, Índia e outras antigas civilizações, conforme testemunhos da história.

Heródoto (484-425 a.C.) em suas memórias, provavelmente refere-se ao Ábaco neste trecho:

“Os egípicios movimentavam as suas mãos da direita para a esquerda quando calculavam, enquanto que os gregos, da esquerda para a direita.”

No Museu de Atenas encontra-se o Ábaco Salamis, que é um tabuleiro branco de mármore, com 149 cm de largura por 75 cm de altura, com linhas desenhadas sobre ele.

Foi encontrado em 1846 e é datado de 300 anos a.C. na ilha grega Salamis (de onde vem o seu nome).

É considerado o Ábaco mais antigo do Mundo descoberto até agora.

Conheça mais sobre o Ábaco Salamis em:

https://en.wikipedia.org/wiki/Salamis_Tablet
https://steemit.com/knowledge/@kashaf.hassan/history-of-greek-abacus

3 – O Ábaco Sulcado

abaco sulcadoApesar de conhecerem o Ábaco de Linha, os Romanos utilizavam um Ábaco mais avançado.

O seu tabuleiro tinha diverso sulcos gravados, em que pedras ou contas eram movimentadas para cima ou para baixo durante o cálculo.

Um contador ficava sobre cada um dos sulcos superiores, enquanto 4, em cada um dos sulcos inferiores, com alguns contadores adicionais à direita para facilitar o cálculo de frações.

4 – O Ábaco Chinês Antigo – O Suan Pan

suan pan antigoO nome utilizado pelos chineses para designar o Ábaco é Suan Pan.

Os primeiros Suan Pan imitavam os antigos Ábacos Romanos Sulcados.

A figura ao lado representa o Suan Pan Antigo imaginado a partir da descrição encontrada em um livro chamado “Tratados Matemáticos Ancestrais” escrito por Hsu Yo no fim da Dinastia Han.

Foi escrito há aproximadamente 1700 anos atrás e anotado por Chen Tuan, 1400 anos atrás.

Este Suan Pan é bastante parecido com o Ábaco Romano Sulcado, tanto em termos de construção, como em termos de método de cálculo.

Destas e de outras evidências é que acredita-se que o Suan Pan é uma evolução do Ábaco Romano Sulcado que foi importado para a China em épocas remotíssimas.

Na China, o Suan Pan tornou-se popular na Dinastia Ming (1368 a 1644 d.C.).

Um livro entitulado “Ch’o Ching Lu” contém o seguinte provérbio:

“Um servo, após algum tempo de trabalho, passa a fazer nada além do que é ordenado. Por si só, são como o Suan Pan.”suan pan atual

Ainda, em um livro escrito por Wu Ching-Hsin-Min em 1450 d.C. descreve o Suan Pan.

Um grande número de livros publicados nos fins da Dinastia Ming atesta o fato de que o Suan Pan tornou-se bastante popular e ferramenta preferida do povo.

Muitos livros publicados naqueles dias foram preservados até os dias de hoje.

O Suan Pan daquela época tinha duas contas na parte superior (significando 5 cada uma) e cinco contas na parte inferior (valendo uma unidade numérica cada).

É um ábaco construído para o sistema hexadecimal (que vai de um a dezesseis, o mesmo sistema de contagem utilizado em programas de computadores).

Este tipo de Suan Pan é utilizado até hoje na China.

Para conhecer mais sobre o Suan Pan:

https://en.wikipedia.org/wiki/Suanpan

5 – O Soroban

No Japão, o Ábaco é conhecido pelo nome Soroban.

Um pouco depois da segunda metade do século XV, o Suan Pan e suas técnicas foram introduzidas no Japão.

Um pouco depois disso, o Japão entrou em um largo período de paz, o que fomentou o desenvolvimento de suas cidades e do seu comércio.

Matemáticos japoneses, estudando diligentemente e constantemente, conseguiram desenvolver o método japonês de operação do Soroban, bastante diferente e superior, por ser mais simples, ao método chinês original.

Os grandes Suan Pans foram reduzidos em tamanho, de forma que coubessem em apenas uma mão, e nos fins do século XIX, o moderno Soroban Japonês, com uma conta superior (que vale cinco unidades numéricas) e quatro unidades inferiores (significando uma unidade numérica, cada uma), em cada coluna, começou a ser utilizado, ao mesmo tempo em que o antigo tipo, com uma e cinco unidades em cada coluna, ainda era utilizado.

Em 1938, o aprendizado das técnicas de operar o Soroban foram incluídas nas grades escolares nacionais e nos livros aprovados pelo Ministério da Educação, e hoje as técnicas de Soroban são requisitos a partir do terceiro ano do primário em diante..

Atualmente, o Soroban, com uma conta superior (significando cinco unidades numéricas) e quatro contas na parte inferior da haste (significando uma unidade numérica, cada uma) e é o padrão de uso universal.

Note também que o antigo método chinês foi formalmente substituído pelo método japonês que faz uso da tabuada (é possível realizar outras operações no Soroban, como raiz quadrada e cúbica).

A inclusão das técnicas de Ábacus no Currículo Japonês de Educação Compulsória e a aplicação do Teste de Eficiência do Soroban, desde a sua inclusão em 1928, são os dois maiores fatores que levaram à popularidade do Soroban no Japão.

soroban japones

Se Você Deseja Aprender Mais Sobre Este Simples Instrumento Capaz de Transformar Você em uma Máquina de Calcular Ambulante, Clique Aqui em Curso de Soroban.

Deixe um comentário